top of page
Foto do escritorCacos

A polêmica do suco: Uma análise do uso de anabolizantes

Os vários lados dos anabolizantes: como agem, benefícios, malefícios e as consequências desses hormônios no corpo e na saúde


Foto: Revista Abril

Ultimamente, tem se observado mudanças cada vez mais dramáticas nos modos de vida dos indivíduos, buscando incorporar rotinas mais saudáveis. Neste contexto, o Brasil é o país mais sedentário da América Latina segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índice que alcança quase metade da população. Estes dados alarmantes têm levado também a uma disseminação cada vez maior de influenciadores descrevendo a rotina com hábitos melhores, em geral almejando fins não apenas de saúde, mas também efeitos estéticos. É nesta procura que, em muitos casos, entra o uso dos anabolizantes, para alguns pela necessidade e, para outros, uma forma de crescer e alcançar a hipertrofia muscular de uma forma mais rápida. 


O que são anabolizantes? 

As conversas que mais acontecem no mundo fitness e das academias de musculação dizem respeito a treinos, alimentação, suplementação, entre outros assuntos ligados às rotinas de exercício físico. Os assuntos que sempre estão presentes nestas conversas são aqueles ligados aos anabolizantes que, apesar de normalmente aparecerem ligados ao submundo fitness, possuem um uso cada vez mais disseminado. Mas, afinal de contas, o que são anabolizantes?


Anabolizantes são esteroides sintéticos derivados da testosterona, que tem como principal papel a reconstrução e crescimento de tecido celular, o que ocasiona ganho de massa muscular. Por isso, são as principais rotas para quem quer crescer e ganhar massa muscular mais rápido objetivando fins estéticos. Segundo o atleta e treinador Yan Loscar, manauara de 29 anos que atualmente mora e trabalha em Boa Vista-RR, o uso de anabolizantes de forma correta e com acompanhamento profissional pode gerar melhores respostas esportivas. Alguns dos resultados do uso de anabolizantes são “ganho de massa, definição muscular, resultado rápido”. Yan sugere que para alcançar estes objetivos também é preciso seguir alguns cuidados, como “uma dieta rigorosa para que tenha todos os resultados do anabolizante”.


Nem só para fins estéticos servem os anabolizantes. Estes esteroides são de suma importância para o tratamento de alguns casos médicos como hipogonadismo primário e secundário, osteoporose, alguns tipos de câncer e anemias, fora outras doenças que também podem ser tratadas com o uso de esteroides com acompanhamento médico. 


Para o professor de educação física e mestre em ciência da saúde, João Victor Alecrim, de 26 anos, o uso de anabolizantes pode contribuir em alguns casos, mas sempre com acompanhamento médico. O professor deixa claro que é contra o uso indevido sem acompanhamento. Segundo ele, “em geral são fármacos para uso clínico e produzidos com objetivo de reverter condições clínicas, então órgãos reguladores como a Anvisa (Brasil), FDA (EUA), entre outros de outros países aprovam para tratamento de diversas condições clínicas como queimaduras, pós-cirúrgicos, anemias, hipogonadismo, menopausa, entre infinitas outras condições que podem estar relacionadas a perda de massa muscular, alterações endócrino-metabólicas, entre outras coisas”.


Foto: UNAMA
O uso de anabolizantes

O uso e as conversas sobre anabolizantes revisitou o meio das redes sociais nos últimos meses de forma rápida e crescente graças ao Nutricionista e Criador de conteúdos digitais Rodrigo Góes, que em seu canal do YouTube postou vídeo reagindo de uma forma leve e bem-humorada ao físico de pessoas do meio fitness. Porém, sempre com respeito e profissionalismo e com isso sempre explicando os efeitos que o uso de anabolizantes trazem aos indivíduos. Ele sempre se mostrou estritamente contra o uso do “suco” e orienta as pessoas a procurarem ajuda médica, conscientizando as pessoas e principalmente os mais jovens que costumam se atirar nestas práticas de forma irresponsável.


Em entrevista, o atleta e treinador Yan Loscar afirmou que utiliza os anabolizantes de maneira estritamente esportiva, sendo favorável o seu uso para finalidades esportivas, mas não o recomenda para não praticantes de esporte profissional. Ele sugere “que faz o uso por ter um acompanhamento de profissionais, como coach e endócrino.” Yan Loscar diz ainda que é de extrema importância o acompanhamento de profissionais para se tornar um atleta de alta performance e fazer o uso de anabolizantes de forma a melhorar a performance.


Yan cita que é ciente sobre os efeitos colaterais do uso de anabolizantes e conta a respeito dos profissionais que estão junto com ele no processo, fazendo com que minimize os potenciais efeitos colaterais, o que envolve todo um trabalho de equipe neste processo.


O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a prescrição médica de anabolizantes para fins estéticos, pois isso põe em risco a saúde de quem os utiliza. Sendo assim, seu uso deve ser estritamente focado em pessoas que têm acompanhamento médico e que, de fato, necessitam deles para uma vida saudável. A prescrição médica de anabolizantes para pessoas que a utilizam somente para uso estético pode acarretar em problemas na justiça, como a perda da licença médica. Portanto, é importante o uso ser feito sob medidas certas e com acompanhamento de capacitados da área. 


Foto: Redes Sociais/Instagram

O professor de educação física e mestre em Ciência da Saúde João Victor Alecrim, ao ser perguntado sobre o uso desses anabolizantes, disse que o uso dos EAAs carece de estudos que apontem doses de segurança para utilização relacionada à estética e performance. Portanto, o uso off label apresenta efeitos adversos como enrijecimento arterial, prejuízo do perfil lipídico, aumento do hematócrito, prejuízos hepáticos, dentre outros que podem estar relacionados à substância propriamente dita ou à dose. João sugere ainda que “o uso devae ser acompanhado por uma equipe multiprofissional, pois é necessário acompanhamento de biomarcadores, adequação nutricional e controle do treinamento, para que o uso possa se tornar o menos lesivo possível”.


O uso de anabolizantes é um assunto bastante polêmico por atingir diversos espaços da sociedade e sobretudo conjuntos de indivíduos cada vez mais preocupados em obter ganhos estéticos rápidos. Como se viu, o seu uso sem a indicação médica não é recomendado. Mas em algumas profissões elas são fundamentais, como o fisiculturismo, que é utilizada para o atleta chegar a sua potência máxima. Portanto, são dilemas que dependem do ambiente em que a pessoa vive e dos seus objetivos maiores. 


João Alecrim - Foto: Arquivo Pessoal

Por Jornal Cacos

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page