Foto: Divulgação
As inscrições para a Edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciaram dia 10 e seguem até 21 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Dois domingos consecutivos, no mesmo formato dos anos anteriores.
O valor da taxa de inscrição é de R$85 e, pela primeira vez, os candidatos podem pagar por meio de Pix e cartão de crédito, além da forma tradicional: o Boleto Bancário. O período para efetuar o pagamento encerra dia 27 de maio.
Para aqueles que solicitaram a isenção da taxa de inscrição, os resultados já estão disponíveis na página do participante. No entanto, o candidato deve ficar atento, pois a aprovação do pedido de isenção não garante a inscrição no exame.
Outra novidade na Edição de 2022 é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou a inclusão do e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e do Registro Geral (RG) Digital como documentos válidos para a identificação do candidato no dia da realização da prova.
Capturas de tela não serão aceitas. Os documentos devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Quem pode participar
Não há restrições de idade para realizar o exame. Estudantes do Ensino Médio que já concluíram ou estão concluindo o último ano estão aptos.
Idosos, pessoas com deficiência, gestantes e alunos que ainda não concluíram o ensino médio também podem fazer a prova.
No caso de pessoas com deficiência e idosos, esses poderão solicitar atendimento especializado, informando suas condições no ato da inscrição.
Enem Digital
Desde 2021 o Inep tem realizado o Enem Digital, e neste ano foram disponibilizadas 101.100 vagas para os participantes que optarem por essa versão. Vale ressaltar que após a conclusão da inscrição, alterações não serão permitidas.
Os estudantes que optarem pela versão digital deverão comparecer ao local de prova determinado pelo Inep, e não será possível realizar o exame em computador particular.
Como utilizar a nota do Enem
O exame é um dos meios que possibilitam a entrada do estudante no ensino superior. Por meio da nota do Enem, os participantes podem se candidatar a uma vaga em Universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni), obter o financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), ou entrar em faculdades particulares sem precisar prestar o tradicional vestibular.
コメント