Fotos: Mairon Compagnon
O time feminino de vôlei da atlética Alfa venceu um torneio amistoso de preparação para os Jogos Inter Atléticas (JIA) organizado pela vice-campeã, Lendária. O evento foi realizado no último sábado, dia 4 de junho, no ginásio do SESI, e contou com a participação de mais duas atléticas: Suprema e Heróica.
No primeiro jogo a Lendária venceu sua companheira de segunda divisão do JIA, Suprema, por 2 sets a 1. Já na segunda partida, a atlética Heróica foi derrotada pelos saques da Alfa, por 2 sets a 0.
A grande final foi um duelo de divisões entre Alfa e Lendária, marcado pelo primeiro set disputado até a metade, quando a equipe encaixou o saque e conseguiu uma boa sequência de pontos, derrotando a atlética do curso de Arquitetura e Urbanismo por 21x14. No segundo set a Alfa dominou a partida e venceu por 21x4 para confirmar de vez o favoritismo na primeira divisão do JIA.
A vitória da Alfa é resultado da construção de um time de atletas que já têm experiência em competições maiores. Como é o caso de Ana Paula Leão, grande destaque do torneio amistoso. Para ela, além da dedicação, o mais importante é seguir com disciplina dentro e fora de quadra.
“Eu fico extremamente feliz de ver que o meu esforço em treinos está sendo reconhecido. Mesmo com toda a rivalidade nas arquibancadas, recebi muitos elogios do pessoal de outras atléticas”.
A jogadora afirma ainda que a Alfa está preparada para enfrentar qualquer equipe de igual para igual.
“Até o JIA, estaremos muito mais dedicadas, somos um time bem unido e sabemos que qualquer coisa pode acontecer no campeonato. Isso nos torna mais fortes”.
A atleta Ana Pilar, da iniciante atlética Lendária, afirma que a equipe está treinando pesado há dois meses para chegar com tudo na segunda divisão do JIA. Para Pilar, apesar da derrota na final, o time está contente com o desempenho no torneio preparatório que trouxe mais confiança para as jogadoras.
“A gente jogou contra uma equipe da primeira divisão, e apesar do resultado do segundo set, a gente foi muito bem no primeiro. Nos sentimos bem com isso.”
Ana Pilar acredita em bons resultados no JIA, mas reitera que a Lendária não vai suspender os treinos após a competição. “A equipe está pensando a longo prazo, em competições que ainda estão por vir, como o Unipraia e o JIA 2023”.
“Depois do JIA, a gente pretende continuar treinando, tornar isso uma rotina na atlética, em todas as modalidades. Queremos começar essa tradição no esporte, pensando em competições futuras”.
A atlética Heróica, da primeira divisão, perdeu o primeiro jogo contra a Lendária, e na disputa pelo terceiro lugar, derrotou a Suprema por 25x23, em partida com set único. A Suprema, por sua vez, não teve um grande desempenho no torneio, perdendo os dois jogos que disputou contra Lendária e Heróica.
A realização do torneio amistoso cumpriu o papel de promover integração entre os times e ao mesmo tempo prepará-los para a principal competição entre atléticas do Estado, como explica o presidente da Lendária e organizador do evento, Manoel Silva.
“Acredito que tenha sido bastante proveitoso para todas as atletas, até então tínhamos tido somente treinos, então foi crucial sabermos como elas reagiriam a uma situação real de jogo”.
A preparação para o JIA está sendo compartilhada nas páginas do Instagram das atléticas Lendária (@atleticalendariaufrr), Alfa (@alfacathedral), Suprema (@supremaufrr) e Heróica (@atleticaheroica).
O JIA será realizado entre os dias 11 e 19 de Junho, na Vila Olímpica. Mais informações sobre a competição estão disponíveis na página do Instagram da Liga das Atléticas de Roraima (@ligadasatleticasderr).
Comments