top of page
Foto do escritorCacos

Séries turcas chamam atenção de brasileiros e se tornam entretenimento durante a pandemia

Atualizado: 23 de nov. de 2021

Com duração média de duas horas, as produções fazem sucesso nas redes sociais com milhares de seguidores.


O sucesso das series é tão grande que tem chegado em peso nas plataformas de streaming


Devido a paralisação das produções no Ocidente durante o pico da pandemia, os consumidores foram atrás de conteúdos alternativos, e grande parte da população brasileira encontraram nas produções turcas uma maneira de entretenimento. O isolamento social foi um fator determinante para o furo da bolha das séries americanas, nem mesmo a barreira do idioma foi empecilho para buscar novos mercados.


Durante os últimos anos, as produções turcas ganharam força no mundo todo por meio das redes sociais. Com tags de séries batendo milhões de tweets por episódio, o sucesso chama a atenção das maiores plataformas de streaming. Segundo o jornal espanhol ‘EL PAÍS', a Turquia é o país que mais cresce no mundo em exportação de séries e atualmente ultrapassou México e o Brasil, perdendo somente para os Estados Unidos.


Como prova desse crescimento e fascínio pelas produções turcas, a estudante Renata Leite, de 20 anos, destaca que conheceu as séries no início da pandemia enquanto ouvia músicas no Youtube.

“O isolamento do mundo nos faz ter dimensão do tanto que estávamos perdendo antes disso tudo, sabe? Do tanto de vida, de culturas, de idiomas e de pessoas diferentes que existem e nós estávamos perdendo. Acredito que essa vontade de conhecer mais e essa curiosidade pelo desconhecido teve muito incentivo por causa da pandemia e das quarentenas.”, afirma.

Exibindo conflitos do cotidiano e tramas envolventes, as séries turcas atraem uma base de fãs cada vez mais consistentes e as novelas se tornam apenas a porta de entrada para um mundo rico e diverso, muito além de ficção.


“A gente vai entrando tanto no entretenimento como no mundo cultural, buscando conhecer o chá turco, as viagens de balão na capadócia, o café com sal no noivado e o ‘pisão’ no pé no casamento. Observando o amor que eles desenvolviam, o idioma turco se tornou um detalhe especial. O hábito de dizer "iyi ki varsin" para demonstrar gratidão apenas pela outra pessoa estar viva, é uma das expressões que fizeram com que eu me apaixonasse pelo idioma”, afirmou Renata.

Uma prova desse sucesso é a busca das pessoas em conhecer e aprender o idioma turco. Blenda Brandão ou ‘Blenda na Turquia’, como é conhecida nas redes sociais, é professora de idiomas há quase uma década e mora em Istambul há 4 anos. Ela conta que após ministrar algumas aulas de turco freelancers resolveu trazer o conteúdo para o instagram, devido ao feedback positivo. Atualmente, a professora já deu aulas para mais de 2300 brasileiros que são em sua maioria mulheres de 25 a 50 anos.


“A grande maioria das minhas alunas relata que foi com as séries turcas que encontraram uma distração necessária e positiva em períodos pré-depressivos ou de grande ansiedade devido a pandemia. Elas são apaixonadas pelas séries e é natural desejar aprender a língua -que é foneticamente muito bonita de algo que consome boa parte de seus dias”, explica Blenda.

Fonte: Blenda Brandão


As aulas são divididas entre conteúdo baseado na estrutura e gramática da língua e conteúdo cultural.


“Uma vez que a Turquia tem usos e costumes muito diferentes dos nossos no Ocidente, acho fundamental que minhas alunas tenham uma experiência completa de verdadeira imersão cultural”, conclui a professora.

Grandes Sucessos nos Streaming


O estouro das produções turcas foi recente, mas o Brasil já teve contato com a Turquia em meados de 2015, quando o Grupo Bandeirantes passou a exibir as novelas Mil e Uma Noites, Fatmagul, Sila e Ezel em seu horário nobre.


Apesar de exibidas em TV aberta, as séries emplacaram após a exibição de Sen Çal Kapımı, protagonizada por Hande Erçel e Kerem Bursin, vendida para mais de 85 países. O canal no Youtube conta com 2,57 milhões de inscritos, e possui quase 2 bilhões de visualizações no total. O último episódio atingiu a marca de 9 milhões de tweets quebrando o recorde que pertencia a Game Of Thrones de episódio de uma série mais comentada.


Fonte: SÇK Support


Com o sucesso, vários serviços de streaming têm investido nas produções turcas. Os telespectadores poderão conferir em breve as novidades nos catálogos de HBO Max como Sen Çal Kapımı, Kara Sevda, Menajerimi Ara, Kadın, Kızın. Já as séries Bitter Lands, Ramo, Last Summer, The Trusted, Tainted Love e Naked serão incluídas no catálogo do Globoplay, mas sem previsão de estreia.


Além disso, o maior streaming do mundo, a Netflix, tem a própria rede dentro do país, exportando centenas de produtos para centenas de outras regiões ou continentes.


Fonte: Reprodução Netflix


Os produtores chegam a desembolsar mais de 200 mil dólares em cada episódio semanal. Uma prova da vantagem desse investimento é que em 2017, a Turquia ganhou pela primeira vez o Emmy Internacional na categoria ‘telenovela’, com Kara Sevda, desbancando grandes nomes como a Rede Globo, que na ocasião tinha duas produções concorrendo ao prêmio: “Totalmente Demais” e “ Velho Chico”, e a tendência é o crescimento dessas produções no mercado.


Por Aysha Bellido e Yohanna Emmelly.


585 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


JOHAN
JOHAN
Jan 18, 2022

Excelente!!! Ótimos pontos, detalhado para quem não sabe!!

Like

Gessica Araujo
Gessica Araujo
Nov 25, 2021

eu amo as novelas turcas, espero que ainda tenham muito mais reconhecimento nas plataformas de streaming parabéns pela matéria <3

Like

Que interessante! Acho que vou começar a assistir Sen çal kapimi…

Like

CRAFT FF13
CRAFT FF13
Nov 22, 2021

Adorei o texto de vocês, façam um sobre yeni hayat e tragam para a realidade do Brasil

Like

Lucas A. Rocha
Lucas A. Rocha
Nov 22, 2021

Arrasaram, meninas! Texto excepcional, perfeito!

Like
bottom of page