Quais são os principais destinos e de onde vêm as pessoas que buscam por ter essa experiência?
Foto: Divulgação
Com belezas que encantam a todos que veem o estado de Roraima atrai pessoas não só do Brasil, mas do mundo inteiro. A região amazônica é procurada por trilheiros que buscam fazer um bate-volta ou se aventurar pelos pontos turísticos de alta complexidade que o estado tem e faz fronteira.
Destinos como Tepequém, Monte Roraima e Uiramutã são um dos mais procurados, tanto pelos próprios habitantes do Estado, como de outras regiões do Brasil. Cada um deles tem uma beleza, história e aventura distinta, peculiar e encantadora. Aqueles que se propõem a embarcar nesse episódio nunca esquecem.
Locais de difícil acesso podem complicar a visita, por isso existem agências especializadas para esse tipo de aventura e uma delas é a Caburaí Adventure. Segundo Elen Dias, responsável pela agência, o destino mais procurado é Tepequém.
“A Caburaí já está no mercado há 5 anos. Começamos com a proposta de fazer roteiros relacionados à aventura, como em Tepequém, mas hoje já fazemos outros tipos de passeios, como os roteiros étnicos nas comunidades indígenas”, afirmou.
A empresária conta que a maioria dos turistas vem de São Paulo e do Rio de Janeiro e que procuram não só se aventurar pelo Tepequém, mas que o Monte Roraima e o Uiramutã também fazem sucesso no roteiro dos viajantes.
“A beleza natural de Roraima é o que mais encanta durante os passeios. Os turistas que embarcam nessa aventura se apaixonam. Esperamos que hoje mais roraimenses se proponham a conhecer as culturas e paisagens inesquecíveis que o estado proporciona”, comentou.
Iolanda Souza nasceu em Santos, litoral de São Paulo, decidiu em 2020, que iria começar um mochilão pelo Brasil. A jovem, formada em Relações públicas e Teatro, tinha o costume de fazer pequenas viagens pelo país, mas foi durante a pandemia que ela se propôs a começar uma grande aventura.
Foto: Divulgação
“Eu saí sem expectativa de lugares ou pessoas para conhecer. Saí apenas com a expectativa de me sentir livre de novo. Na pandemia todo mundo se sentiu muito preso e durante esse tempo eu guardei dinheiro e para depois usá-lo na esperança de encontrar liberdade”, afirmou Iolanda.
Desde o início do mochilão a jovem compartilha as viagens e aventuras pelo país nas redes sociais (@Xamaiooo) e hoje já tem mais de 25 mil pessoas acompanhando a rotina da artesã no Tik Tok. Iolanda é um exemplo de turista que vem de longe e sem muitas expectativas para visitar Roraima e acaba se encantando pela beleza e natureza que o estado proporciona.
“A experiência de Roraima foi surpreendente. Acredito que nem as pessoas que estão aqui perto da região sabiam a quantidade de coisas que tinha para se fazer no estado. Foi sem dúvidas uma grande surpresa tudo que eu conheci e tudo que eu ainda saí sem conhecer”, comentou a jovem
Durante a estadia, Iolanda visitou inúmeras cachoeiras, igarapés, bares e restaurantes, mas foi em Tepequém que a jovem teve sua maior aventura. Ela conta que quando escutou falar do local por outras pessoas eles apenas definiam como algo simpático e por isso não esperava tanto do local.
“Foi uma experiência incrível ter ido até lá. Fazer trilhas a noite, subir o Platô e ver o nascer do sol de lá foi uma das coisas que mais me marcou, com certeza valeu 100%”, disse Iolanda.
Repórter: Yasmim Trindade
Comments